Ter um servidor com alta capacidade de armazenamento é fundamental para os dias de hoje, mas mais espaço também traz mais preocupações com o cuidado ao guardar esses dados. E se algum fator externo prejudicar o funcionamento do servidor? Ou se algum arquivo corromper?

É importante apostar em soluções que ofereçam ferramentas de segurança para seus servidores. Especialmente quando muitos dados costumam ser guardados neles, já que a perda de uma informação tem potencial para prejudicar meses de negócios.

Felizmente a tecnologia dos discos rígidos evoluiu bastante com o passar dos tempos, e muito mais do que simplesmente oferecer mais e mais terabytes, eles agora também contam com recursos cada vez mais avançados voltados para quem precisa manter os dados em segurança.

Sempre à disposição

A linha IronWolf Pro da Seagate, por exemplo, é voltada para servidores de arquivos (NAS) e já vem com ferramentas de segurança para os clientes. São recursos que garantem a confiabilidade dos servidores e a manutenção dos dados, independentemente de fatores internos ou externos que possam prejudicar as informações armazenadas. Seus arquivos vão estar sempre disponíveis para uso, graças à tecnologia da Seagate.

Os HDs IronWolf Pro da Seagate podem ter até 12 terabytes para garantir alta capacidade de armazenamento que sua empresa precisa. E, para que essas informações permaneçam acessíveis sempre que necessário, a empresa aposta no software IronWolf Health Management (IHM), produzido em conjunto com fabricantes de soluções de armazenamento. O diferencial do recurso é a análise de diversos parâmetros para garantir a saúde dos dados.

Sistemas convencionais de gerenciamento usam apenas o software S.M.A.R.T. (Self Monitoring Analysis and Reporting), que avalia 20 parâmetros para identificar a integridade do disco. O IHM consegue monitorar mais de 200 parâmetros, e ainda notifica o usuário com possíveis ações de prevenção e intervenção antes de um evento de falha, como alta temperatura ou algum problema no sistema de ventilação.

A frequência de uso do IHM também pode ser definida pelos usuários. A ferramenta não prejudica o desempenho do sistema quando está em ação, mas se o administrador da rede preferir, pode escolher o tempo que julgar necessário para fazer ela funcionar. A configuração padrão é uma verificação a cada 24 horas, e não é recomendado realizar a análise mais do que duas vezes em um único dia.

E, caso algo aconteça e seus dados sejam perdidos, seja motivado por erro humano ou fatores externos, a Seagate oferece 5 anos do serviço Rescue* para os consumidores. Com ele, a empresa conta com uma equipe global disponível para ajudar na recuperação de arquivos, com taxa de satisfação de clientes de 95%.

Na hora de escolher um equipamento tão importante quanto o servidor usado pela empresa, é fundamental ficar de olho não só no que ele oferece agora, mas também o que você vai ter a disposição quando algo der errado. A união de recursos de segurança é o que faz com que a linha IronWolf da Seagate seja tão indicada para os dias atuais.

*A oferta de 5 anos do serviço Rescue é por tempo limitado e vale para compras feitas e registradas até o dia 31 de dezembro de 2017. Quem adquirir depois dessa data vai ter 2 anos de suporte garantido pelo serviço de recuperação de dados Rescue.

Saiba mais clicando aqui.