A BIOS, sistema que foi tão importante na era da popularização do computador pessoal, será aposentada de forma definitiva a partir de 2020. A Intel confirmou o plano para eliminar qualquer suporte à tecnologia a partir da data, requerindo o uso de uma alternativa mais moderna, chamada UEFI Class 3.

Para quem não sabe, a BIOS era o firmware usado em PCs antigos, responsável por fazer o computador ligar e permitir que o sistema operacional entrasse em funcionamento, assim como todos os hardwares envolvidos no processo de uso da máquina; sem ela, o PC se tornava inútil. Os computadores modernos já adotaram o padrão UEFI, mas ainda mantêm o suporte à BIOS para casos específicos de pessoas que precisavam executar softwares que dependessem da tecnologia antiga.

publicidade

No entanto, a Intel acredita que é hora de olhar para frente. A empresa diz que vai abandonar o suporte à BIOS e exigir a UEFI Class 3, com a mudança atingindo tanto os computadores pessoais quanto os processadores para datacenters.

Com a transição, a Intel vai incapacitar qualquer processo de seus usuários que utilize o CSM (Módulo de Suporte de Compatibilidade) para desabilitar o UEFI e usar a BIOS. A empresa afirma que também planeja eliminar componentes que não tenham suporte a UEFI, de forma que drivers e periféricos funcionem sem precisar do CSM.