O YouTube já removeu mais de 150 mil vídeos supostamente infantis, mas com conteúdo pouco indicado para crianças. O serviço do Google também já excluiu 270 contas que postavam esse tipo de conteúdo na plataforma.

A medida faz parte de uma ação do Google para minimizar críticas feitas ao YouTube devido à presença de vídeos que usam personagens infantis em situações inadequadas para os pequenos. Eles se aproveitavam da popularidade de desenhos infantis para transmitir mensagens com teor sexual, ofensivo ou violento para crianças.

A caça do YouTube a conteúdo inadequado não parou por aí. O Google diz ter desativado os comentários de mais de 625 mil vídeos por causa da ação de predadores infantis – pessoas que faziam observações de teor erótico em vídeos com crianças. Mais de 2 milhões de vídeos e 50 mil outros canais tiveram os anúncios desativados.

O Google agiu depois de sofrer pressão de anunciantes: grandes empresas pararam de exibir publicidade na plataforma de vídeos devido às denúncias de conteúdo infantil inadequado para crianças.