O Google está com um jogo em comemoração aos 50 anos da criação de linguagens de programação para crianças nesta segunda-feira, 4. O game consiste em “programar” o coelho para percorrer um caminho na tela e coletar as cenouras. Para passar de fase, o usuário precisa usar os blocos de movimentação para criar um código de instrução para o personagem.

Se você está com dificuldades para entender como o jogo do Doodle funciona ou não consegue passar de uma fase específica, não se preocupe. O Olhar Digital traz um tutorial e um detonado completo sobre o game do coelho. Confira:

Como funciona o jogo

O jogo do Google simula, de maneira bem simplificada, a linguagem de programação para computadores. Nele, o internauta deve encaixar blocos em uma linha de códigos/comandos localizada abaixo da cena, sendo que o coelho se movimentará na ordem em que as peças forem encaixadas. Os comandos disponíveis são:

publicidade

ReproduçãoSeta para frente (Verde): Ao colocar essa seta na linha de programação, o coelho se movimentará um bloco para a frente. Use-a quando a cenoura estiver nos blocos à sua dianteira ou para se aproximar dela;

Girar para esquerda/direita (Azul): Em algumas fases, é necessário que o coelho mude a direção do seu movimento. Para isso, é necessário encaixar o bloco com uma seta giratória na sua linha de código. Fique atento para o sentido mostrado na peça, pois o personagem fará o giro naquela direção;

Repetir (Laranja): Em alguns momentos, o coelho pode simplesmente repetir um movimento em sequência para coletar todas as cenouras. Com essa peça, o usuário não precisa posicionar os blocos verdes e azuis novamente, o que faria com que o código fique enorme e menos efetivo. Para usá-la, coloque-a de forma que esta “abrace” todas as peças de movimento que você deseja repetir. Além disso, edite o número de replays no campo do canto inferior do bloco;

A qualquer momento, o usuário pode adicionar uma nova peça entre as demais. Além disso, é possível remover um código errado ao clicar e arrastar o bloco até que este se separe dos demais e, logo em seguida, jogá-lo para fora da linha de código. Para reproduzir e testar os seus movimentos, toque no botão de play ao lado da sua mesa de trabalho.

Detonado: como passar das fases

Confira a seguir as soluções encontradas pelo Olhar Digital para os desafios do Doodle desta segunda-feira, 4, seguindo o critério de menor número de blocos. No entanto, é possível encontrar diferentes respostas para o jogo.

Fase 1: Nesta fase, o seu coelho precisa pegar as duas cenouras à sua frente. Para isso, posicione duas peças verdes na sua linha de programação e aperte play;

ReproduçãoFase 2: Nesta etapa, o personagem precisa andar dois blocos e, em seguida, virar para a direita para pegar as cenouras dos demais blocos. Confira a solução:

ReproduçãoFase 3: Esse percurso exige que o usuário aprenda o código de repetição, já que o mesmo movimento deve ser executado várias vezes para passar de fase. A solução encontrada foi:

ReproduçãoFase 4: A partir desta etapa é preciso encontrar a solução mais curta para o jogo. No percurso, que tem formato de oito (8), também é introduzido a peça de girar para a esquerda. A resposta é:

ReproduçãoFase 5: Nesta fase, é preciso percorrer o percurso usando seis blocos de programação. O desafio consiste em repetir quatro vezes o movimento de andar ao redor de um quadrado. Observe abaixo a solução:

ReproduçãoFase 6: Com um tabuleiro em formato de “cruz” (+), o usuário deve montar um código com até seis blocos que faça o coelho a coletar as cenouras na extremidade e a virar nos cantos do campo. A solução encontrada foi:

ReproduçãoPronto! Essas foram os códigos montados pela equipe do Olhar Digital. Compartilhe nos comentários se você conseguir alguma solução diferente.