O Facebook está testando um recurso que deve ser uma espécie de evolução das “cutucadas” que a rede social já oferece. O novo recurso, chamado de “Greetings” (saudações), permite que os usuários chamem rapidamente a atenção de seus amigos não apenas “cutucando-os”, mas enviando a eles uma série de saudações diferentes.

Matt Navarra, do The Next Web, foi uma das primeiras pessoas a relatar a novidade. De acordo com ele, a opção aparece quando um usuário acessa o perfil de um amigo. No lugar onde estaria a opção de “cutucar” a pessoa, agora estão as saudações: é possível mandar um “alô”, um “abraço”, uma “cutucada”, uma “piscadinha” ou um “toca aqui”. O recurso pode ser visto na imagem abaixo:

Reprodução

Quando algum usuário envia uma saudação a você, ela aparece como uma notificação. Ao clicar na notificação, você é levado para o perfil da pessoa que lhe enviou a saudação e, de lá, pode responder à saudação dela com o mesmo gesto – ou outro gesto diferente. Assim como acontecia com as cutucadas, o novo recurso também pode gerar um ciclo infinito. As imagens abaixo mostram como isso funciona:

publicidade

 Reprodução

A ideia do recurso, segundo o site, parece ser a de dar às pessoas mais um recurso por meio do qual entrar em contato umas com as outras. No entanto, é provável que ele acabe sendo percebido pelos usuários mais como um inconveniente do que como uma ferramenta útil. Mas ao menos por enquanto, a ferramenta ainda parece estar em fase de testes com um grupo restrito de usuários, e não há nenhuma garantia de que ela seja liberada para todos.