No começo de 2016, a inteligência artificial AlphaGo derrotou o campeão mundial de Go, Lee Sedol, em uma partida no essquema “melhor de cinco”. Foi a primeira de uma série de vitórias da máquina (criada pela DeepMind, empresa irmã do Google) contra os melhores jogadores humanos. Agora, porém, o sistema se aposentou e se dedicará a treinar profissionais do Go a jogar cada vez melhor.

A empresa revelou recentemente o AlphaGo Teach, uma plataforma que usa a inteligência do AlphaGo para treinar outros jogadores de Go. Ela permite explorar como a inteligência artificial enxerga os primeiros movimentos de cada jogo, e mostra a previsão da máquina quanto à sua possibilidade de vencer a cada movimento.

publicidade

O sistema não é exatamente uma aula de como jogar Go. No entanto, para jogadores experientes, ele oferece uma ferramenta interessante. Afinal, antes de ser aposentada, a máquina havia se tornado “um Deus do Go”, nas palavras de um dos jogadores humanos que ela derrotou. Esse novo recurso, portanto, dá aos jogadores a oportunidade de entender como esse deus pensa.

Indo além

publicidade

Mesmo após suas vitórias, o AlphaGo continuou evoluindo. Uma nova versão dele, chamada de AlphaZero, conseguiu se tornar tão boa quanto a anterior com apenas oito horas de treinamento jogando contra si mesma. Esse mesmo algoritmo, com apenas quatro horas de treinamento, conseguiu também vencer o software mais avançado do mundo em xadrez.

Como o VentureBeat aponta, essa nova ferramenta mostra uma tendência interessante para sistemas de inteligência artificial. Depois de se tornarem melhores do que os humanos em determinada tarefa, eles podem ser usados para ajudar os humanos que realizam essa tarefa a fazê-la de maneira cada vez melhor.

publicidade

Segundo o site, a empresa já está avaliando outros jogos para treinar seus sistemas. Há mais de um ano, a DeepMind vem conversando com a Blizzard para transformar o jogo StarCraft 2 em um ambiente de treino para os seus algoritmos. Ela não é a única de olho nesse ramo: a OpenAI, por exemplo, já conseguiu criar um sistema que segue invicto contra os maiores jogadores de DOTA2 do mundo.