Agora já é possível instalar o Google Chrome através da Microsoft Store – ou quase isso, pelo menos. O navegador do Google, rival do browser padrão do Windows 10, o Microsoft Edge, agora tem uma página própria na loja de aplicativos do sistema.

Curiosamente, porém, o download do Chrome não é realmente feito através da Microsoft Store (anteriormente conhecida como Windows Store). Ao clicar em “Adquirir” para baixar o navegador, o botão apenas direciona o usuário à página de download do Chrome no seu navegador padrão.

Ou seja, a página do Chrome na Microsoft Store serve apenas para redirecionar o usuário ao site oficial do navegador do Google. Isso deixou muita gente furiosa, com comentários chamando a ação de Google de “gambiarra”, “armação” e até “golpe”. Mas como destaca o The Verge, é provável que a empresa nunca coloque seu browser inteiro na loja por uma questão técnica.

Apps disponíveis na Microsoft Store que naveguem na web precisam usar motores de layout HTML e JavaScript fornecidos pela Microsoft, enquanto o Chrome usa um motor próprio chamado Blink, que não é suportado nativamente pela loja do Windows 10.

publicidade

Para colocar o Chrome na loja, o Google teria que fazer uma versão especial do programa com suporte às exigências do Windows 10. Além disso, a loja de apps da Microsoft é essencial para o Windows 10 S, versão mais leve do sistema operacional que só roda programas adquiridos pela Microsoft Store.

Essa limitação nunca impediu o avanço do Chrome no mercado de navegadores, porém. De acordo com dados da empresa de pesquisa Net Applications, o browser do Google é usado em 61% dos dispositivos com Windows 10, seguido pelo Microsoft Edge com 13% e o Firefox com 11%.

O estudo, porém, foi feito antes do lançamento do Firefox Quantum, versão mais rápida do navegador da Mozilla que vem ganhando cada vez mais atenção por consumir menos memória e apresentar melhor performance que o líder do ranking.