Magic Leap é uma empresa fundada em 2010 por Rony Abovitz e que recebeu investimentos pesados de grandes empresas do mercado da tecnologia, principalmente do Google. Nesta quarta-feira, 20, após anos de segredo, o primeiro produto da startup foi finalmente revelado: o Magic Leap One.

Trata-se de um par de óculos inteligentes capazes de sobrepor o campo de visão do usuário com imagens digitais tridimensionais – ou seja, é um visor de realidade aumentada, só que muito mais compacto do que o HoloLens, da Microsoft, e possivelmente mais poderoso do que o fracassado Google Glass.

O que empolgou Google e outras empresas e financiar a Magic Leap com mais de US$ 540 milhões é a tecnologia por trás dos óculos inteligentes. O Magic Leap One promete imagens virtuais muito mais realistas por meio de um motor gráfico próprio chamado “Digital Lightfield”, ou “campo de luz digital” em tradução livre.

A tecnologia é capaz de “gerar luz digital em diferentes níveis de profundidade”, segundo a Magic Leap, o que permite que “nosso cérebro processe naturalmente objetos digitais do mesmo jeito com que processa objetos do mundo real”. Ao 9to5Google, a empresa disse que será “quase impossível” discernir objetos digitais de objetos reais observados pelo aparelho.

publicidade

O Magic Leap One é, na verdade, um kit composto pelos óculos, chamados de Lightwear; um computador de bolso para ser usado na cintura e que se chama Lightpack; e um controle remoto feito para interagir com os objetos digitais projetados pelo visor, chamado simplesmente de “Control”.

O processamento das imagens é feito pelo Lightwear e pelo Lightpack, que, equipados com uma série de sensores, são capazes de mapear o ambiente ao redor do usuário e detectar superfícies, obstáculos e objetos reais. A interface pode ser manipulada pelo controle remoto, por gestos, movimentos da cabeça ou mesmo dos olhos.

O kit de desenvolvimento do Magic Leap One começa a ser vendido no ano que vem para quem quiser começar a criar conteúdo para a peça. Ainda não há preço oficial e nem data específica de lançamento.