A Samsung anunciou na última quarta-feira, 17, através do site Business Wire, que iniciou a produção do seu chip de memória RAM GDDR6 de 16 GB. Segundo a empresa, o chip foi projetado para o uso em processamento gráfico avançado para consoles e placas gráficas, mas ele também pode ser destinado a sistemas automotivos e inteligência artificial.

Ele é construído com base na tecnologia de processamento de classe de 10 nanômetros e funciona em uma velocidade de 18 gigabits por segundo com transferência de dados de 72 gigabits por segundo. Isso significa que, junto com 16 GB, o chip é tem o dobro de memória e é duas vezes mais veloz que a versão GDDR5 de 8GB e 20 nanômetros.

publicidade

Além disso, o chip usa um design de circuito de baixa potência que funciona a 1,35 V e promete reduzir em 35% o consumo de energia, quando comparado com o GDDR5, que utiliza 1,55 V. além disso, ele oferece um ganho de produtividade de fabricação de 30%, o que significa que podem ser produzidos mais rápido e em maior escala.