O cofundador da Apple, Steve Wozniak, participou recentemente do fórum nórdico de negócios em Estocolmo, na Suécia. Durante sua participação, segundo o Business Insider, ele aproveitou para falar sobre o iPhone X, o mais recente (e mais caro) top de linha da empresa, e teve algumas críticas construtivas sobre o design do aparelho.

Embora ele tenha sido relativamente elogioso com o iPhone, dizendo que na maior de um tempo ele “flutua em um estado de felicidade” com ele, ele disse que há uma “única coisa” que o deixa irritado com o iPhone X – “é quando os computadores e as máquinas te enganam”, disse ele, em referência aos gestos e botões do novo dispositivo.

Mais especificamente, ele criticou a falta de intuitividade do mais recente top de linha da Apple – em especial no referente ao botão liga/ desliga, que fica na lateral direita do celular. O botão, segundo Wozniak, “faz coisas diferentes se você clicá-lo rapidamente, ou se você clicá-lo duas vezes, e uma coisa diferente se você clicá-lo uma terceira vez”.

Wozniak, segundo o site, pareceu considerar esse aspecto do aparelho uma afronta aos princípios de design basilares da Apple – de simplicidade e intuitividade, por exemplo. No celular, segundo ele, o botão faz coisas diferentes “se a tela estiver acesa ou apagada, se o celular estiver ligado ou desligado, e se você apertar e segurar ele ainda faz outra coisa”. 

publicidade

E continuou: “e se você apertar junto com o botão de voume, ele ainda faz outra coisa. E se você apertar e segurar junto com o botão de volume, ele ainda faz mais uma coisa. Simplesmente, ugh”. A frustração do cofundador da empresa com o novo dispositivo já é relativamente antiga – pouco depois do lançamento dele, ele se mostrou cético quanto ao FaceID, achando que ele não funcionaria conforme o pretendido.