O grafeno é um material com uma série de utilidades surpreendentes, e a empresa Nanocase promete mais um caso de uso para ele: aumentar a duração das baterias de iPhones. A empresa vende capinhas de celular feitas com o material que, supostamente, conseguem melhorar a duração de suas baterias em até 20% sem a necessidade de nenhum componente elétrico. 

Isso é possível, segundo a empresa, graças ao controle de temperatura que o material permite. A empresa patenteou um material derivado de grafeno chamado “NanoGTech” que de acordo com a Nanocase consegue conduzir calor para longe da bateria dez vezes melhor do que o cobre (um dos melhores condutores térmicos conhecidos). Com isso, as baterias conseguem operar em uma temperatura mais adequada e, por isso, mantêm sua carga por mais tempo. 

Segundo a empresa, esse material também aumenta a vida útil do próprio celular, já que a dissipação de calor ajuda os outros componentes elétricos do dispositivo a trabalhar numa temperatura mais baixa também. Como o calor é um dos responsáveis pela deterioração desses componentes, a queda na temperatura faz com que, no longo prazo, eles se mantenham funcionais por mais tempo. 

E funciona?

publicidade

De acordo com o Digital Trends, a eficiência da capainha da empresa deve depender do design de cada aparelho. Se os smartphones já são desenhados para funcionar normalmente em uma temperatura adequada, a capinha não deve fazer muita diferença. A exceção seria usuários que costumam exigir muito de seus aparelhos: aplicativos como games 3D acabam fazendo com que o celular esquente mais, então nesse caso a Nanocase pode acabar ajudando a abteria a trabalhar. 

Por enquanto, a capinha da empresa está disponível para os iPhones 7, 7 Plus, 8, 8 Plus e iPhone X – todos eles aparelhos que, como o site nota, não costumam esquentar muito durante o uso comum. Elas só estão sendo vendidas por enquanto no Reino Unido, por um preço de 30 libras (R$ 135), e deve chegar aos Estados Unidos nos próximos meses.