Foi descoberta uma nova falha no sistema operacional iOS 11. Segundo informações do blog italiano Mobile World e o site The Verge, o erro é causado por um caractere do idioma telugo, nativo da Índia, que trava algumas funções do celular.

Ao receber esse caractere específico, o usuário perde o acesso ao aplicativo de mensagens nativo e aos aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e Facebook Messenger, e e-mails.

Reprodução

Quando o caractere é exibido dentro de uma dessas plataformas, o aplicativo começa a falhar e fechar sozinho, pois ele está tentando processar a letra. A situação parece ficar pior quando o iOS tenta exibi-lo nas notificações; quando isso acontece, o Springboard, que é o sistema responsável por gerenciar a página inicial do celular acaba bloqueado.

publicidade

 

Aparentemente, o erro afeta os aparelhos que executam o iOS 11.2.5, então praticamente todos os usuários de iPhone estão vulneráveis. Os únicos aparelhos imunes são aqueles que estão rodando o iOS 11.3, que ainda está em versão beta, que aparenta estar imune até o momento.

Esta não é a primeira vez que o sistema da Apple trava por conta de letras específicas, URLs ou vídeos. No mês passado, por exemplo, foi descoberto um link capaz de travar o iPhone e que foi corrigido na versão 11.2.5. Além disso, em 2013 a empresa também enfrentou problemas similares, chegando ao ponto de o blog de humor brasileiro Não Salvo iniciar uma campanha para seus leitores “trollarem” usuários da Apple enviando uma sequência de caracteres que fazia qualquer aplicativo travar, gerando caos entre usuários de iPhone com amigos engraçadinhos.