A partir desta semana, quando você pesquisar por uma imagem no Google, não verá mais o botão “Ver imagem” ao lado de um dos resultados da sua busca. O Google decidiu remover esta opção das pesquisas feitas pelo navegador no PC.

O botão servia para abrir a imagem numa nova aba do navegador em que ela poderia ser facilmente salva no PC. Agora, tudo o que o usuário pode fazer é clicar para ver o site de onde aquela imagem foi destacada, compartilhar o link ou “salvar” a foto numa galeria virtual.

Nem mesmo as pesquisas por imagens com filtro de licença “marcada para reutilização” estão livres da mudança. Além disso, a opção “Pesquisar por imagem”, que permitia buscar outras fontes da mesma imagem ou semelhantes, também foi removida.

No Twitter, o Google citou um artigo do The Verge para confirmar, em parte, que a mudança tem mesmo o objetivo de dificultar o roubo de material protegido por direitos autorais. A decisão foi tomada “para alcançar um equilíbrio entre atender às necessidades dos usuários e preocupações editoriais”.

publicidade

“O Google Imagens é uma maneira de as pessoas descobrirem informação em casos em que navegar por imagens é uma experiência melhor do que texto”, explicou o Google. “Ter um único botão que leva as pessoas à informação sobre a imagem é bom para os usuários, editoras e donos de direitos autorais.”

Recentemente, o Google anunciou uma parceria de escala global com o Getty Images, um dos maiores bancos privados de imagem do mundo. O acordo inclui a promessa de que o Google mostraria de forma mais clara os créditos dos autores das imagens nos seus resultados de busca, além de remover o botão “Ver imagem”.

Ainda existe uma maneira de abrir as imagens buscadas no Google de maneira que fique mais fácil baixá-las na resolução original. No Chrome, é só clicar com o botão direito sobre a imagem e selecionar “Abrir imagem em uma nova guia”. O efeito é o mesmo que o do extinto botão “Ver imagem”.

Reprodução