Desde que o conceito de nuvem (ou cloud) começou a ser utilizado no mercado, eu escuto alguns colegas comentando: “a primeira nuvem foi criada com os mainframes”. Eu até via sentido no comentário, pois há muitos anos os ambientes de mainframe já trabalhavam com máquinas virtuais, alocação de recursos rápida e flexível, além do gerenciamento dos recursos através de uma console, muitas vezes remota. Mas se é tão parecido, porque não implementar desta forma?

Para reforçar a relevância desta pergunta, as empresas têm buscado uma infraestrutura cada vez mais ágil e escalável, que combine custo-benefício otimizado e robustez na segurança para rodar workloads críticos.

A partir deste cenário, os desafios na arquitetura, segurança e, principalmente, no licenciamento de software foram profundamente trabalhados. Hoje, o ambiente de mainframe em nuvem já é uma realidade.

O uso de uma arquitetura padronizada, com diferentes opções de disponibilidade, constantemente atualizada e flexível à necessidade dos clientes são marcas registradas desta solução. Tudo oferecido através de MIPS ou gigabytes de dados como unidade de recursos. Adicionalmente, é oferecida a possibilidade de o cliente trazer suas licenças de software, ou mesmo seus discos, para serem inseridos como parte da solução.

publicidade

Muitos dos pacotes de software do mercado já são alocados de acordo com a demanda e o pagamento é realizado conforme a quantidade de MIPS utilizadas. Contudo, ainda há barreiras importantes quanto a alguns fabricantes que ainda contabilizam o uso conforme a máquina física.

Alguns profissionais de TI ainda me perguntam sobre a aplicabilidade deste tipo de solução: “Pode ser adotada por qualquer tipo de cliente? Com qualquer quantidade de MIPS? ”. A resposta é SIM! Porém, em algumas empresas usuárias de mainframe, principalmente com quantidade de até 1000 MIPS em uso, é comum observar desafios como a reposição de especialistas na plataforma e os altos custos para manter o ambiente de mainframe internamente. Há empresas extremamente satisfeitas com a qualidade e o desempenho do mainframe, por exemplo, porém com sérias decisões a serem tomadas devido aos desafios mencionados. Questões relacionadas ao investimento na atualização tecnológica versus o risco de manter ambientes sem suporte ou entre abandonar ou não o mainframe, migrando para plataforma baixa, são comuns nestes casos.

Assim como ocorre nos demais ambientes cloud disponíveis no mercado, o planejamento adequado e a análise sobre a migração para o mainframe em nuvem é fundamental. Ter acesso a um especialista ou a um provedor de serviço que possa realizar uma abordagem consultiva sobre a melhor decisão também é sempre recomendado. Contudo, é fato que essa solução veio para ficar e deve ser uma opção a ser considerada pelas empresas sobre o futuro dos seus ambientes mainframe.

Para mais informações e referências relacionadas a soluções de Mainframe, consulte: https://itbizadvisor.com/?s=mainframe