Xilften (“Netflix” ao contrário) é um novo site de streaming pirata que tem despertado o interesse de usuários brasileiros. O serviço oferece séries de TV e filmes online, sem necessidade de download, incluindo títulos que ainda estão no cinema.

O Xilften não é o primeiro a oferecer esse tipo de serviço, considerado ilegal no Brasil. Em 2015, uma operação da Polícia Federal fechou diversos sites de streaming pirata, inclusive um dos maiores do gênero, o Mega Filmes HD.

Este novo serviço, porém, parece oferecer bem menos propagandas do que rivais mais antigos. Páginas de publicidade podem surgir como pop-up em novas abas após alguns cliques, mas não há banners visíveis em qualquer lugar do site.

Reprodução

publicidade

Reprodução

Uma extensão capaz de bloquear anúncios pode facilmente lidar com os pop-ups que surgem em alguns cliques. Por outro lado, o Xilften também oferece criptografia por meio do protocolo HTTPS, que protege a comunicação entre usuário e página.

A maioria dos filmes e séries oferecidos só tem uma opção de áudio: dublado em português. E estranhamente, há dois endereços diferentes para o site. Um deles leva direto ao catálogo de filmes e séries do serviço, sem exigir cadastro.

O outro endereço passa primeiro por uma tela de login. O problema dessa página é que, por se tratar de um serviço pirata, não há como saber o que os responsáveis pelo Xilften farão com seu e-mail e senha – mesmo que ele não peça dados bancários.

O perigo reside no fato de que muita gente usa a mesma senha para vários serviços diferentes, do Facebook ao Google. De posse do seu e-mail e de uma senha criada por você, hackers podem, com sorte, deduzir seu login em outros serviços.

Digamos, por exemplo, que ao fazer cadastro no Xilften, você coloca a mesma senha que usou no cadastro de uma loja online. Se os hackers tentarem fazer login nessa loja com seu e-mail e senha do Xilften, eles podem ter acesso aos dados do cartão de crédito que você usou em sua última compra.

Este endereço que exige login também oferece links intitulados “Privacidade”, “Termos de uso”, “Perguntas frequentes” e “Contato”, para passar uma sensação de legitimidade ao serviço. No entanto, todos os links levam para páginas que não existem.

Reprodução

Vale notar que o Xilften também usa cookies da sua navegação no Facebook, o que indica um possível rastro sendo seguido até as suas atividades pessoais na internet. Fora isso, não há qualquer outro sinal de perigo na interface do site no PC. Um outro problema, porém, está no celular.

O Xilften oferece também um aplicativo para download – outro ponto que requer cuidado. O aplicativo só funciona no Android e não aparece no Google Play. Quem quiser instalar, precisa baixar o APK e fazer a instalação manual.

O problema de apps baixados fora do Google Play é que eles não são controlados pelas regras de segurança do Google, e podem muito bem ter acesso a certos privilégios no Android sem a sua autorização. Até mesmo baixar um vírus posteriormente sem que você saiba.

No Facebook, os desenvolvedores do Xilften dizem que os filmes disponibilizados no site vêm de servidores externos, que vez ou outra podem ser fechados, comprometendo o acesso do usuário aos títulos. O fechamento pode estar ligado à natureza “pirata” do serviço.

O Xilften parece oferecer exatamente o que o nome sugere: uma experiência contrária ao Netflix. Sem direitos autorais e sem garantia de segurança, mas, por outro lado, sem cobrar nada. Vale a pena tomar cuidado se quiser utilizar este novo site de streaming pirata.