Os GIFs foram temporariamente removidos do Instagram e do Snapchat. Uma imagem racista estava se espalhando pelas plataformas, fazendo com que as empresas responsáveis pelos serviços desativassem a integração com o Giphy até que a questão seja solucionada.

Durante o fim de semana, usuários do Instagram e do Snapchat notaram que um GIF racista aparecia no topo da busca de imagens do Giphy. A animação em questão exibia um “contador de negros mortos” que crescia conforme um macaco girava uma manivela.

Instagram e Snapchat agiram rapidamente e desativaram a opção de inserir GIFs em postagens, jogando a responsabilidade pelo problema para o serviço Giphy.

Tanto Instagram quanto o Snapchat disseram que vão deixar o recurso desativado até que o Giphy tome medidas para impedir que isso volte a acontecer.

publicidade

O Giphy disse que a imagem foi rapidamente removida por violar as diretrizes de conteúdo do serviço, e culpou um bug pelo caso. “Após investigarmos o incidente, notamos que o sticker estava disponível devido a um bug nos nossos filtros de moderação de conteúdo afetando especificamente stickers de GIFs”, disse a empresa ao TechCrunch, garantindo que a falha já foi corrigida.

Na manhã de segunda-feira, Instagram e Snapchat ainda não tinham reintegrado a busca de GIFs do Giphy aos seus serviços.