Quem já viu o clássico de ficção científica “2001: Uma Odisseia no Espaço” certamente se lembra de HAL-9000, o sistema de inteligência artificial que comandava a nave que levava os protagonistas a Júpiter. Em breve, será possível ter um destes em casa.
A empresa norte-americana Master Replicas Group (MRG) montou uma réplica funcional do HAL-9000 que até responde a comandos de voz. O dispositivo funciona com base na assistente virtual Alexa, da Amazon, e pode controlar diversas funções de uma casa conectada, como acender luzes e ligar o aquecedor.
Esse tipo de dispositivo existe aos montes no mercado dos Estados Unidos, como o Amazon Echo e o Google Home, embora sejam inéditos no Brasil. Mas um com a cara do HAL-9000 é novidade. O assistente inclusive consegue recitar alguns dos diálogos do filme de 1968 com a voz original do computador HAL.
A réplica tem como base um tablet Fire HD, da Amazon, cujo processador faz todo o trabalho de administrar funções de uma casa conectada e preparar as respostas aos comandos de voz do usuário. Na maioria das situações, a resposta vem na voz padrão da assistente Alexa.
Steve Dymszo, CEO da MRG, disse ao The Verge que o plano é conseguir autorização da Amazon para modificar todas as respostas da Alexa e substituir sua voz padrão pela voz de Douglas Rain, o dublador original do HAL-9000 em “2001: Uma Odisseia no Espaço”.
Fãs do clássico já tentaram produzir réplicas funcionais do computador, mas a maioria acabava na base da famosa “gambiarra”. A mais famosa tentativa foi a de uma startup chamada GoldenArmor que colocou um painel inspirado em HAL-9000 em cima de um termostato inteligente da Nest.
A MRG diz que a começará a vender sua réplica em agosto ou setembro, mas o preço ainda não foi divulgado. O dispositivo foi licenciado pela Warner Bros., detentora dos direitos do filme que completa 50 anos em 2018.
Esta post foi modificado pela última vez em 12 de março de 2018 16:01