Stephen Hawking, um dos cientistas mais influentes da história, faleceu na madrugada desta quarta-feira, 14. Em resposta, a comunidade científica internacional reagiu com homenagens e lembranças ao astrofísico.

A família de Hawking informou o falecimento com uma nota à imprensa. “Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado vai viver por muitos anos”, disseram os filhos Robert, Tim e Lucy.

“Sua coragem e persistência, com seu brilho e humor, inspiraram pessoas ao redor do mundo. Uma vez, ele disse: ‘Este não seria um universo se não fosse lar para as pessoas que você ama’. Nós sentiremos sua falta para sempre”, concluiu o comunicado.

Hawking iniciou sua carreira na Universidade de Oxford, que publicou uma homenagem ao físico. “Temos muito orgulho de chamar Stephen Hawking de um aluno de Oxford, e muita tristeza por seu falecimento. Nossos pensamentos estão com a sua família. Ele lembrou a todos nós para que sejamos curiosos, porque ‘sempre existe alguma coisa que você pode fazer e ter sucesso’.”

publicidade

Já a Universidade de Cabridge, onde Hawking conseguiu seus outros diplomas, incluindo o de PhD, e onde ele deu continuidade à maior parte da suas pesquisas no ramo da astrofísica, também se pronunciou a partir de um comunicado divulgado pela imprensa.

“O Professor Hawking foi um indivíduo único que será lembrado com carinho e afeto não apenas em Cabridge, mas em todo o mundo”, escreveu Stephen Toope, vice-reitor da universidade. “Suas contribuições excepcionais ao conhecimento científico e à popularização da ciência e da matemática deixaram um legado permanente. Seu caráter foi uma inspiração para milhões. Ele fará muita falta.”

Nomes famosos do universo da ciência e da astronomia também se pronunciaram através de redes sociais. Neil DeGrasse Tyson, apresentador e diretor do Planetário Hayden, em Nova York, prestou sua homenagem ao ídolo através do Twitter.

“Sua morte deixou um vácuo intelectual no caminho. Mas ele não está vazio. Pense nele como um tipo de vácuo de energia permeando o tecido do espaço-tempo e que desafia medidas. Stephen Hawking, descanse em paz”, escreveu Tyson.

A agência aeroespacial dos Estados Unidos, a Nasa, também se pronunciou compartilhando um vídeo de uma mensagem enviada por Hawking aos astronautas da Estação Espacial en 2014. “Suas teorias destravaram um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos explorando. Que você continue a voar como um super-homem em microgravidade.”

O ramo da tecnologia, que deve tanto às descobertas da ciência, às quais Hawking contribuiu, também lembrou a morte do cientista. Tim Berners-Lee, conhecido como um dos criadores da rede mundial de computadores, disse no Twitter que “perdemos uma mente colossal e um espírito maravilhoso”.

Já Tim Cook, CEO da Apple, lembrou uma das mais importantes falas de Hawking. “O grande inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas a ilusão do conhecimento”, recitou o executivo. “Nós sempre iremos nos inspirar em sua vida e suas ideias. Descanse em paz.”