O YouTube acredita ter encontrado uma solução para um problema envolvendo vídeos com informações falsas e teorias da conspiração que se espalham pela plataforma de vídeos. Durante o festival SXSW, a CEO Susan Wojcicki disse que a empresa vai passar a exibir um link para artigos da Wikipedia em vídeos com conteúdo questionável.

O recurso vai ser incluído nos próximos meses e, inicialmente, vai ser usado em vídeos com teorias da conspiração bastante conhecidas. Um exemplo dado por Wojcicki foi a ideia de que a ida do homem à Lua não aconteceu de verdade. Abaixo de conteúdo que questiona as missões da Nasa, o YouTube vai exibir links para artigos da Wikipedia que desmentem essas teorias.

O YouTube passou a ser alvo de crítica por disseminar vídeos com desinformação principalmente após um vídeo que dizia que sobreviventes do massacre de Parkland, na Flórida, eram “atores de crise” contratados para distrair a atenção ter aparecido como o primeiro na área “Em Alta” da plataforma.

De acordo com o Guardian, Wojcicki também disse que o YouTube vai buscar outros parceiros para combater a desinformação além da Wikipedia, mas ainda não está claro quais serão esses outros sites.

publicidade