A fabricante de relógios Hublot anunciou ontem um dispositivo inteligente chamado Big Bang Referee 2018 FIFA World Cup Russia. Trata-se de um smartwatch de US$ 5.200 (R$ 17.165 na conversão direta) que será usado pelos árbitros da Copa do Mundo para conferir os gols durante a partida – e que pode ser comprado por qualquer pessoa que estiver disposta a gastar o dinheiro. 

O aparelho usará uma tecnologia chamada “goal-line” (ou “linha do gol”). Sensores próximos aos gols dos dois times conseguirão enviar notificações aos dispositivos sempre que detectarem que a bola ultrapassou a linha de fundo do gol. Assim, o árbitro saberá como agir em lances contenciosos nos quais não fica claro se a bola entrou ou não. 

publicidade

Em termos de hardware, o relógio vem com um processador Intel Atom Z34XX, uma tela AMOLED de 400 por 400 pixels com 35,2 milímetros de diâmetro, Bluetooth, WiFi e uma bateria de 410 mAh que deve garantir “cerca de um dia” de uso do aparelho. Ele também é resistente a água até 50 metros de profundidade. O sistema operacional dele é o Wear OS, o novo nome que o Google deu à sua versão do Android para dispositivos vestíveis. 

Fora isso, a versão para consumidores do relógio virá com uma série de recursos relacionados à copa. Além do horário, o mostrador do dispositivo exibirá também uma contagem regressiva até o pontapé inicial da Copa do Mundo. E ele também será conectado ao sistema de linha de gol, e exibirá uma notificação para o usuário toda vez que algum time marcar um gol durante o campeonato. 

publicidade

De acordo com o The Verge, uma versão desse relógio já foi testada por juízes da FIFA em algumas partidas em 2017, de forma que a tecnologia deve funcionar sem problemas. O Big Bang referee 2018 FIFA World Cup Russia começará a ser vendido no dia 1 de maio de 2018, e apenas 2018 unidades dele serão produzidas.