Se você já pensou em baixar algum vídeo de um serviço de streaming como YouTube, Twitch, Vimeo, DailyMotion e até o Facebook, talvez já tenha se deparado com o site KeepVid. O site oferecia uma ferramenta simples e popular para download de conteúdo destas plataformas, mas agora não faz mais.

A mudança aconteceu nos últimos dias, desligando a ferramenta de download sem qualquer plano de reabilitá-la. No lugar, a página traz apenas um aviso de que seus responsáveis encorajam seus usuários a baixar vídeos apenas pelos canais corretos e legais. “Baixar vídeos da internet tem sido cada vez mais difícil”, diz a página, que agora traz links para serviços como Spotify e Netflix.

Em contato com o TorrentFreak, os desenvolvedores do KeepVid informam que não pretendem oferecer nenhuma ferramenta de download de áudio e vídeo. A única possibilidade de o serviço retornar é se, por um acaso, serviços de streaming fecharem algum acordo com plataformas que permitem o download, o que parece pouco provável.

O tom dá a entender que pode ter havido alguma notificação judicial ou extrajudicial que fez com que os desenvolvedores ficassem com medo o bastante para tirar o serviço do ar. Eles também removeram os links para download dos softwares de download de vídeo, tanto na versão grátis quanto a versão paga.

publicidade

Os responsáveis pela página afirmam que a partir de agora desenvolverão apenas outras ferramentas que mexam com áudio e vídeo, embora não detalhem quais serão os planos daqui para frente.