O Facebook anunciou mais uma alteração no feed de notícias e a partir de agora promete exibir mais notícias locais para usuários da rede social. A mudança, que tinha começado a valer em janeiro nos Estados Unidos, agora vale para o mundo inteiro.

É mais uma tentativa do Facebook de modificar o feed de notícias para responder às críticas feitas pela disseminação de notícias com conteúdo falso pela rede social. Inicialmente, o Facebook passou a exibir menos posts de páginas e mais conteúdo de amigos; agora, além dos amigos, a rede social também vai dar informações do noticiário local aos usuários.

publicidade

A mudança faz parte da estratégia do Facebook de “conectar pessoas”. A ideia é fazer com que usuários saibam mais o que acontece com a comunidade local, para que pessoas tenham conhecimento de questões relacionadas ao lugar que moram.

O Facebook definiu notícias “locais” como as compartilhadas por veículos que atingem determinadas cidades com mais frequência do que outras; ou seja, se os usuários do Facebook em uma cidade costumam ler mais posts enviados por determinados veículos, o Facebook vai passar a considerá-los “veículos locais” para aquela cidade.

publicidade

A mudança vai funcionar em conjunto com a iniciativa de mostrar mais postagens de amigos no Facebook – a prioridade ainda vai ser publicações de conhecidos, seguida pelas notícias locais.