EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Produções originais da Netflix não vão mais poder concorrer a um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo: o festival de Cannes não vai mais considerar filmes da Netflix em sua premiação.

De acordo com o The Hollywood Reporter, o Festival de Cannes só aceita filmes que passam em salas de cinema. E como a Netflix não distribui suas produções para os cinemas, elas não podem mais concorrer ao prêmio.

publicidade

Filmes produzidos pela Netflix sempre estreiam primeiro na plataforma de streaming, embora em alguns casos a empresa também distribua produções para algumas salas de cinema simultaneamente.

No ano passado, duas produções da Netflix chegaram a ser indicadas ao prêmio: “Okja” e “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe”. Após protestos de cineastas franceses contra a Netflix, a empresa tentou exibir os filmes em salas de cinema por ao menos uma semana, mas acabou não conseguindo permissão para isso.

A partir de agora, filmes da Netflix não vão mais ser considerados na hora de definir candidatos ao prêmio. “O pessoal da Netflix adorou o tapete vermelho e adoraria estar presente com outros filmes. Mas eles entendem que a intransigência do modelo deles é agora oposta ao nosso,” explicou Theirry Freumax, um dos organizadores do festival.

Os filmes da Netflix ainda podem ser exibidos durante o festival, mas não podem mais concorrer à Palma de Ouro, o prêmio de Cannes que é um dos mais prestigiados do mundo do cinema.

publicidade