Para combater o roubo e furto de celulares em São Paulo, a Secretaria de Segurança do estado pretende adotar um sistema que já é usado há mais de um ano em Pernambuco: um programa de cadastro prévio de celulares.

Segundo informações do Uol, a ideia é que os paulistas cadastrem o IMEI de seus aparelhos num site gerenciado pela polícia. Se um dia o celular for roubado, as autoridades conseguiriam devolvê-lo mais facilmente, caso o dispositivo seja recuperado.

É, basicamente, como registrar um boletim de ocorrência antes que o crime aconteça. “É bem simples de ser feito e tem um resultado realmente positivo”, disse Mágino Alves, secretário de segurança de SP, ao Uol.

A inspiração é o programa Alerta Celular, criado pela Secretaria da Segurança do Estado de Pernambuco em 2017. O governo paulista estaria em contato com o governo pernambucano para “buscar informações sobre como implementar o programa”.

publicidade

No momento do registro de uma ocorrência, a vítima paulista já pode informar o IMEI do celular roubado para que a própria polícia peça o bloqueio do aparelho à Anatel. O problema é que nem todo mundo se lembra do código depois que o aparelho já foi levado por um ladrão. A solução seria esse cadastro prévio.

A Secretaria de Segurança de São Paulo planeja implementar o novo programa ainda neste ano. Por enquanto, outros detalhes sobre a iniciativa ainda não foram divulgados.