Após o lançamento do iPhone X, o notch (ou franja) virou uma verdadeira tendência entre as fabricantes Android. Apesar disso, a mudança no design foi recebida pelos consumidores com reações mistas, desagradando principalmente os que preferem um visual mais original. Para resolver isso, um desenvolvedor pra lá de criativo lançou um aplicativo gratuito que esconde o notch de qualquer display do Android.

Batizado de “Nacho Notch – Notch Hider”, o programa está disponível gratuitamente na loja de aplicativos Play Store. O funcionamento é o seguinte: após a instalação, o aplicativo consegue trocar a cor da barra de status do Android por um tom escuro para esconder a franja no topo do display. Assim, a tela acaba ficando com um visual mais convencional como o do Galaxy S9 e do LG G6 ao invés de apresentar um corte central.

De acordo com a publicação do XDA Developers, o “Nacho Notch” possui ainda um atalho para a central de notificações do Android. O botão permite ativar e desativar a função de esconder a franja da tela com apenas um toque. No entanto, para que o recurso funcione, é preciso conceder algumas permissões ao aplicativo.

ReproduçãoNo MWC 2018, em Barcelona, diversas fabricantes de aparelhos Android apresentaram novas versões dos seus tops de linha equipadas com o “notch”. A Asus, por exemplo, foi bastante questionada pelo visual do Zenfone 5, tal qual a Huawei e outras empresas. Nos próximos meses, a OnePlus e LG também devem lançar seus smartphones com a polêmica franja.

publicidade