Se você é o tipo de pessoa que costuma enviar áudios longos no WhatsApp e utiliza um celular Android, a novidade desta quarta-feira, 4, é ideal: agora é possível gravar mensagens sem precisar ficar com o dedo grudado na tela por vários minutos para enviar um áudio mais longo.

A novidade já era esperada e finalmente apareceu na versão 2.18.102 do aplicativo, que, por enquanto, só está disponível para os usuários da versão beta do app, como percebido pelo WABetaInfo. Se você não quiser esperar, veja como ter acesso ao beta do WhatsApp por meio deste link.

O recurso tem funciona de uma forma muito simples. Em vez de ficar segurando o botão com o ícone do microfone, basta deslizar o dedo para cima, e um ícone de cadeado irá aparecer. Isso significa que a gravação está travada, e você pode continuar falando até quando preferir sem precisar ficar com o dedo em cima do botão de gravação.

Reprodução

publicidade

Se você já utiliza o WhatsApp beta para Android e ainda não recebeu o recurso, dê uma olhada no Google Play para ver se há alguma atualização disponível para você. Caso você ainda não seja parte do programa de testes do app, talvez seja necessário esperar algumas semanas até o recurso ser liberado.

Vale notar também que o recurso já estava disponível para usuários de iPhone há algum tempo. O público no ecossistema da Apple já tem acesso à funcionalidade desde novembro do ano passado.