O sistema Android possui muitos recursos úteis, entretanto, existem algumas opções no sistema que não ficam em lugares muito visíveis, ou que você talvez não saiba que o sistema tem e podem melhorar o uso do seu aparelho para o dia-a-dia.

Confira esta lista do Olhar Digital com 10 de recursos escondidos para melhorar o uso de seu Android!

Opções de desenvolvedor

No menu de configurações, existe uma opção que não aparece por padrão chamada “Opções do desenvolvedor”. Através dela, é possível fazer uma série de mudanças que não aparecem no Android, como manter a sua tela sempre ativa, usar uma localização falsa, mudar a velocidade das animações e outros recursos complexos. Veja como ativá-la:

publicidade

1. Abra a tela de “Configurações”, e procure por “Sobre o telefone”;

Reprodução

2. Nele dê um toque em “Informação do software”, e então dê vários toques na opção “Número de compilação” até aparecer a mensagem de que as “Opções de desenvolvedor foram ativadas”.

Reprodução

Neste ponto você já está com as opções de desenvolvedor ativas, e pode acessá-las no final do menu de “Configurações”. Caso veja algum recurso ali que não tenha entendido o seu funcionamento, não mexa.

Reprodução

Restringir uso de dados para um aplicativo

As vezes você possui um aplicativo que consome muito de seu plano de dados enquanto não está sendo utilizado. O Android conta com um recurso para bloquear o uso de dados em segundo plano para um aplicativo específico. Veja abaixo como proceder para usar o recurso:

1. Abra a tela de “Configurações”, e procure por “Aplicativos”;

Reprodução

2. Procure pelo aplicativo na lista e selecione-o. Agora, dê um toque em “Dados móveis”;
Reprodução3. Na nova tela, dê um toque em “Permitir uso de dados em segundo plano” para a opção ficar desabilitada.

Reprodução

Agora os aplicativos não consumirão mais de seu plano de dados enquanto não forem abertos. Outra dica, é na última tela deste tutorial verificar o quanto cada aplicativo gasta de seu plano de dados por períodos, assim você consegue identificar quais os apps mais gastões de seu smartphone.

Smart Lock

Para economizar um pouco de tempo ao mexer no celular, existe um recurso Smart Lock. Com esta opção, você pode definir algumas situações onde o seu celular se desbloqueará automaticamente, como ao entrar em um lugar seguro, ou ao conectar um dispositivo bluetooth. Veja como usá-la:

1. Abra a tela de “Configurações”, e acesse “Tela de bloqueio e Segurança”;

Reprodução

2. Dê um toque em “Configurações tela de bloqueio”, e um toque em “Smart Lock”;Reprodução

3. Digite o número de seu PIN e ative as opções que desejar para desbloquear o seu smartphone automaticamente.

Reprodução

Este recurso é especialmente útil para quando você está em casa ou outro lugar de confiança, como no trabalho. Entretanto, use-o com cuidado para que outras pessoas não tenham acesso ao seu smartphone sem sua permissão.

Notificações com prioridade

Ao recebermos muitas notificações no nosso smartphone, o Android começa a esconder algumas delas aleatoriamente, mas existe uma maneira de definir quais aplicações tem prioridade para exibir as notificações. Veja como configurar:

1. Abra a tela de “Configurações”, e acesse a opção “Notificações”;

Reprodução

Dê um toque em “Avançado”, e selecione um aplicativo;

  1. Reprodução

2. Agora, basta ativar a opção “Definir como prioridade”.

Reprodução

Utilize estas opções apenas para os seus aplicativos mais importantes, como o Messenger e o WhatsApp, por exemplo.

Botão de desligar para encerrar chamadas

Pode parecer um ato instantâneo, mas muitas vezes ao usar o celular em uma chamada, ao encerrar a ligação você já deve ter usado o botão de “desligar o celular”, só que a chamada não foi encerrada. Veja como configurar o Android para encerrar uma chamada desta maneira:

1. Abra a tela de “Configurações”, e deslize para entrar em “Acessibilidade”;

Reprodução

2. Dê um toque em “Atender/Encerrar chamadas”, e habilite a opção “Pressionar Ligar/Desligar para encerra chamadas.

Reprodução

Agora, toda vez que apertar o botão para desligar/ligar o celular durante uma chamada, ela será encerrada. Se preferir desabilitar este recurso, basta seguir os mesmos passos e desativá-la.

Salvar páginas da internet em PDF

É muito comum que o seu celular com Android já venha com o Chrome como navegador padrão, ou pelo menos instalado. E, o navegador da Google tem um recurso escondido para salvar páginas no formato PDF. Veja como usá-lo:

1. Abra um site no Chrome, e clique no ícone de “três pontos” ao lado do endereço para escolher a opção “Compartilhar”;

Reprodução

2. Dê um toque na opção “Imprimir”, e escolha a opção “Salvar como PDF”;

Reprodução

  1. Defina um lugar para salvar o arquivo.

Este recurso é muito útil quando você encontrar um artigo longo, e não conseguirá ler no momento. Assim, mesmo que você esteja sem internet, você poderá abri-lo em qualquer leitor de PDF. Ele também pode funcionar em outros navegadores que tenham suporte a impressão.

Modo segurança

Tal como acontece no Windows, o Android pode passar a se comportar de forma estranha por causa de um aplicativo. Caso você não consiga removê-lo da forma tradicional, pode ser necessário o uso do modo de segurança, que inicia o celular apenas com os serviços essenciais. Veja como usar este modo:

1. Na tela inicial do Android, segure o botão de desligar o celular até aparecer o menu para desligá-lo. No menu, segure o botão de desligar até aparecer a mensagem perguntando se deseja reiniciá-lo no modo de segurança.

Reprodução

Assim que acabar de fazer o que precisa no modo de segurança, basta reiniciar o smartphone para inicia-lo no modo normal.

Rede inteligente

Independentemente de onde você está, sempre tem algum lugar onde o sinal da operadora não pega bem, mas que tem WiFi ou vice-versa. O Android possui um recurso chamado rede inteligente para que ele sozinho alterne para a melhor opção em qualquer lugar. Veja como ativar este recurso:

1. Abra a tela de configurações, e vá em “Conexões”;

Reprodução

2. Dê um toque em “WiFi”, e então em “Avançado”;

Reprodução

3. Na última tela, habilite a opção “Troca de rede inteligente”.

Reprodução

Compartilhar arquivos pelo AndroidBeam

Na Play Store temos diversas opções de aplicativos para fazer a troca de arquivos. Às vezes, é até mesmo utilizado o Messenger para este fim. Mas o Android possui um recurso chamado Beam, que consegue enviar arquivos em altas velocidades. Saiba como usá-lo:

1. Abra o gerenciador de arquivos do seu celular, e ao encontrar o arquivo que deseja enviar “segure sobre ele” até aparecer o menu de opções na parte superior de sua tela. Dê um toque em “Compartilhar”, e use a opção “AndroidBeam”.

Reprodução

Não perturbe automático

Muitas vezes você pode estar usando o seu celular e acaba esquecendo de colocar apenas para vibrar ao entrar em uma reunião, cinema entre outras situações. Se você tem algum compromisso programado, o Android pode mudar o perfil automaticamente para o modo “Não perturbe”. Veja como programa-lo:

1. Em Configurações” acesse a opção “Sons e vibração”;

Reprodução

2. Dê um toque em “Não perturbar”, e então em “Ativar como programado”.

Reprodução

Na tela aparecerão opções para você definir quando quer que o perfil “Não perturbe” entre em ação. Dependendo de seu smartphone, as opções que aparecem aqui variam para cada fabricante, sendo que algumas permitem apenas definir um horário, e outras permitem definir por local e horário.