No último fimd e semana, um parque de diversões dedicado a realidade virtual foi inaugurado na província de Guizhou, na China. Segundo o Digital Trends, o parque contém 35 atrações, todas as quais usam a tecnologia de alguma maneira – desde montanhas-russas virtuais até jogos de tiro em primeira pessoa.

O parque, chamado de Oriental Science Fiction Valley, cobre uma área de 330 acres (134 hectares) e tem uma decoração inspirada em ficção científica, com castelos futuristas e robôs gigantes. A região na qual ele se localiza é uma das mais pobres da China, e a expectativa é que o turismo ajude a província a prosperar. O vídeo abaixo (em inglês, de uma TV chinesa) mostra o parque:

De acordo com a Reuters, a maioria das atrações do parque usa uma combinação de simuladores de movimento e óculos de realidade virtual. Além delas, o parque tem também um ponto de bungee jump do topo de um robô gigante e um estúdio dedicado a produzir filmes e experiências em realidade virtual.

publicidade

O custo exato da construção do parque não está claro. Embora a Reuters tenha inicialmente citado uma cifra de US$ 1,5 bilhão, o site Road To VR diz que esse valor foi bem menor – cerca de US$ 470 milhões. O investimento faz parte de um plano da China de movimentar sua economia com produtos e serviços relacionados a tecnologia. De fato, a Apple recentemente instalou um novo data center na mesma província de Guizhou em que o parque se localiza.