O LastPass está preparando um aplicativo que promete ser bastante útil para usuários do Windows e Mac. Batizado de Connect, o programa permite bloquear e desbloquear o computador de acordo com a proximidade do smartphone do usuário. Com isso, não será mais preciso passar pela tela de login e nem correr o risco de deixar o PC desprotegido na sua ausência.

Atualmente em fase beta, o LastPass Connect funciona da seguinte forma: após baixa-lo no computador, o usuário precisa sincronizar o programa com o celular através de um QR Code. Feito isso, o PC passará a ser bloqueado sempre que o smartphone do usuário for movimentado para uma distância muito grande. O contrário, desbloqueando o PC, também vale ao apertar qualquer botão na máquina com o celular por perto.

De maneira geral, o programa promete facilitar bastante o processo de login em computadores mais antigos e sem biometria. A função, inclusive, lembra bastante ao recurso Auto Unlock do Mac com o Apple Watch, que não funciona no iPhone e nem no Android. Já o Windows também tem uma ferramenta para bloqueio automático através do celular, mas que não funciona para o desbloqueio.

publicidade

De acordo com a publicação do Android Authority, ainda não se sabe qual a distância para que um celular bloqueie ou desbloqueie o computador. No entanto, é provável que o aplicativo funcione no alcance de conexões Bluetooth. Além disso, o usuário também poderá se conectar ao computador com as maneiras tradicionais de login, o que tende a ser útil para casos de perda ou roubo do aparelho.

Por enquanto, o LastPass Connect ainda está disponível apenas para um número pequenos de usuários e não há garantias que a ferramenta será lançada em uma versão final. Para testar o aplicativo, é preciso receber um convite da própria empresa via e-mail. No entanto, um programa beta aberto não está descartado.