Quanto mais tempo passamos com os nossos celulares, maior deve ser a quantridade de notificações aparecendo a todo momento na tela. No meio de tantos alertas, é preciso ficar atento para não perder assuntos importantes. E dividir as notificações por categorias pode facilitar a sua vida.

Neste tutorial, apresentaremos um app simples que é capaz de agrupar as suas notificações. Embora o Android Nougat (7.0) tenha recebido melhorias neste quesito, usuários de versões mais antigas do sistema operacional ainda podem se atrapalhar.

Instalando e fazendo a configuração

O aplicativo a ser utilizado é o Notifix, que é gratuito e pode ser obtido na Play Store. Para fazer o seu download e configurá-lo, siga estes passos:

publicidade
  1. Baixe o app através deste link;
  2. Ao abri-lo, dê um toque “Next”, e logo em seguida em “Give Notification Access”;

    Reprodução

  3. Localize o “Notifix” na lista e habilite-o. Caso surja uma mensagem, dê um toque em “Permitir”;

    Reprodução

  4. Volte para a tela do aplicativo, dê um toque em “Next” e em “Give Usage Access”;

    Reprodução

  5. Acesse o “Notifix” na lista e habilite a opção “Permitir acesso de uso”. Por fim, o aplicativo solicitará o login na conta Google.

    Reprodução

Depois que as permissões necessárias forem dadas, o aplicativo funcionará automaticamente e ele estudará como você usa o smartphone para lhe entregar as notificações de forma inteligente e separadas por grupo. As notificações que estão na tela de bloqueio ficarão separadas por categoria, e podem ser expandidas para ter o seu conteúdo verificado.

Reprodução

Caso você sinta a necessidade de tirar algum aplicativo do grupo de notificações, basta abri-lo e ir em “Advanced Settings” para removê-lo. O Notifix ainda permite que você configure um tempo até que as notificações sejam separadas por grupos.