Um bug interno no Twitter fez com que a própria rede social sugerisse que os usuários trocassem a senhas das suas contas. O motivo é que dados contendo o login de todos os usuários ficaram expostos sem criptografia, o que poderia abrir brechas para o uso por pessoas maliciosas. Felizmente, é bastante fácil fazer isso nos aplicativos para Android, iPhone (iOS) e no navegador.

Embora o próprio Twitter diga que não há motivo para pânico, uma vez que há nenhum indício de vazamento, é recomendado que os usuários façam a alteração por desencargo de consciência. Confira neste tutorial do Olhar Digital com alterar sua senha no Twitter.

No navegador

1. Clique sobre a sua foto no topo da tela e selecione “Configurações e privacidade”;

publicidade

Reprodução2. No menu da parte esquerda da tela, selecione “Senha”;

Reprodução3. Digite a senha atual no primeiro campo e a nova senha nos dois quadros seguintes;

Reprodução4. Clique em salvar altercações;

Pronto! Agora sua conta do Twitter estará mais segura.

No Android

1. Na tela inicial, toque sobre a sua foto para abrir o menu sanduíche;

Reprodução2. Toque sobre “Configurações e privacidade”;

3. Selecione “Conta”;

Reprodução4. Toque sobre “Senha”;

5. Digite a senha atual. Nos campos seguintes, digite a nova senha duas vezes. Lembre-se de utilizar senhas fortes e difíceis de serem adivinhadas;

Reprodução6. Toque em “Alterar senha”;

Pronto! Agora você já sabe como alterar a senha do Twitter no Android.

No iPhone

1. Na tela inicial, toque sobre a sua foto;

Reprodução2. Toque sobre “Configurações e privacidade”;

3. Escolha “Conta e, em seguida, selecione “Alterar senha”;

Reprodução4. No primeiro campo, digite a senha atual e, nos demais, digite e repita a nova palavra-passe. Quando terminar, toque em “OK”;

Pronto! Trocar a senha do Twitter no iPhone é bastante fácil.

Dica extra: Ative a autenticação em duas etapas no Twitter

Embora a mudança de senha o impasse criado pelo bug do Twitter, a ativação do recurso de autenticação em duas etapas tende a ser uma boa medida para evitar problemas futuros. Isso acontece porque ela exige a digitação de um código enviado para o seu telefone para que o login possa ser feito em um computador desconhecido. Com isso, as chances de ter a sua conta invadida em um vazamento são bem menores.

Para reforçar a segurança da sua conta, você pode conferir o tutorial do Olhar Digital sobre como ativar a verificação em duas etapas do Twitter. Nele, você encontra um passo a passo completo para configurar o recurso.