Tem circulado entre usuários do WhatsApp um tal de “link do esquilo”: uma mensagem, acompanhada de um emoji do roedor, que, quando é tocada, acaba travando alguns smartphones Android. Tem gente dizendo até que se trata de um vírus perigoso.

Mas não é bem assim. O tal link do esquilo é uma combinação de caracteres que aparece invisível no celular de quem recebe a mensagem. Falamos sobre isso em uma outra notícia publicada nesta sexta-feira, 4, aqui no Olhar Digital.

Ao tocar na mensagem, o WhatsApp tem problemas para interpretar a sequência de caracteres e trava. Mas trata-se de um bug inofensivo. Basta reiniciar o smartphone e ele volta ao normal, sem danos permanentes ao sistema ou ao aplicativo.

Como explica o site E-Farsas, dá para visualizar o truque abrindo a mensagem pelo WhatsApp Web, a versão para PC do aplicativo. Selecione a mensagem com o esquilo, clique com o botão direito do mouse e selecione “Inspecionar”. Você verá que há uma corrente de códigos escondidos naquele espaço em branco ao lado do emoji.

publicidade

A história de que se trata de “um dos malwares mais poderosos já vistos” é falsa. O bug não carrega qualquer vírus no smartphone, não grava o som ambiente e não acessa mensagens de outras conversas do WhatsApp. Ele apenas interrompe o app.

Não é possível instalar um vírus num smartphone somente a partir de uma mensagem de WhatsApp. Um vírus é como um app: precisa ser manualmente instalado no celular. Em alguns casos, requer até modificações nas configurações do Android.

Se você receber a mensagem do esquilo e tocar nela, não se desespere. O travamento é momentâneo. Se receber uma mensagem dizendo que o tal “link do esquilo” é um vírus, não acredite, não compartilhe e explique à pessoa que mandou que essa história não é real.

O fenômeno das notícias falsas (“fake news”) se espalha mais rápido e é mais nocivo do que qualquer emoji de esquilo no WhatsApp.