Os tablets seguem em queda pelo mundo, mas a entrada de um novo sistema operacional na disputa é visto pela consultoria IDC como uma possibilidade do setor dar a volta por cima.

O relatório global de tablets referente às vendas no primeiro trimestre de 2018 foi divulgado pela IDC com dados interessantes. A venda mundial dos dispositivos caiu 11,7% em relação ao mesmo período de 2017, mas é possível que as coisas melhorem no futuro, de acordo com a consultoria.

Ao todo, 31,7 milhões de unidades de tablets foram vendidas pelo planeta nos três primeiros meses do ano. Apesar da queda do segmento em geral, o nicho de tablets destacáveis como o iPad Pro e o Microsoft Surface tiveram um aumento de 2,9% em unidades comercializadas em relação ao ano passado e já representam 15,3% do mercado como um todo.

A IDC vê nos tablets destacáveis o futuro do setor. De acordo com a consultoria, a entrada do Chrome OS no mundo dos tablets deve dar um gás nas vendas dos dispositivos, com a possibilidade do sistema operacional conquistar clientes de educação, principalmente.

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Para a consultoria, o Chrome OS apresenta uma grande vantagem em relação ao Android na hora de desenvolver um tablet destacável: como o Google tem mais controle em relação ao Chrome OS do que ao Android, fabricantes de tablets podem se concentrar em oferecer designs diferenciados e serviços adicionais aos dispositivos, em vez de focarem em reconfigurar o Android para funcionar melhor em aparelhos destacáveis.

Além disso, os esforços da Microsoft para levar o Windows 10 a dispositivos ARM pode ajudar no crescimento do segmento.

Marcas mais vendidas

A Apple segue liderando o segmento em vendas. Em relação ao primeiro trimestre de 2017, as vendas de iPads cresceram 2,1% em 2018, dando à Apple 28,8% do mercado de tablets.

Em segundo lugar aparece a Samsung, que vendeu 5,3 milhões de dispositivos e conta com uma fatia de 16,% do mercado global de tablets. Huawei, Lenovo e Amazon fecham a lista das cinco maiores fabricantes do planeta.