Você está procurando um visual novo para o seu Android? Por ser um sistema aberto, a loja da Play Store conta com diversas opções para personalizar o celular. No entanto, por serem tantas as opções, muitas delas são pouco confiáveis, podendo até mesmo comprometer a usabilidade do sistema.

O Olhar Digital separou para você uma lista com os 5 melhores launchers do Android. Cada um deles se destaca por recursos diferentes, podem ser obtidos de graça e não requerem o root do seu aparelho. Confira abaixo a lista e os seus principais destaques:

Nova Launcher

O Nova Launcher é um dos principais nomes entre os aplicativos que oferecem launchers alternativos e conta com uma legião de fãs. O aplicativo impressiona especialmente pela sua capacidade de se adaptar e trazer recursos de novas versões de Android para celulares rodando edições anteriores do sistema, além de ser profundamente personalizável.

publicidade

Dentre os seus principais diferenciais, podemos destacar o seu suporte a ações por gestos, plugins, temas e pacotes de ícones. O aplicativo ainda conta com um recurso para sincronizar as suas configurações ao trocar de aparelho. Se você se sente aventureiro, também é possível instalar o “Google Companion”, um APK criado pelos próprios desenvolvedores do Nova que permite a integração com o painel do Google Feed, que mostra notícias personalizadas e informações relevantes deslizando o dedo da esquerda para a direita na tela.

Reprodução

Microsoft Launcher

Desde que a Microsoft passou a investir menos no Windows Phone, ela tem tido um grande foco em melhorar os aplicativos que tinha no Android. Nos launchers, ela também não está de fora, e como de costume ele traz recursos interessantes para quem utiliza outros aplicativos e serviços da empresa.

Os destaques do aplicativo ficam por conta das suas possibilidades de personalização da tela inicial, download de papéis de parede do Bing e a sincronia de tarefas entre o Android e o Windows. O launcher da Microsoft também oferecerá integração com a Linha do Tempo do Windows 10, que foi lançada recentemente na última grande atualização do sistema, e permite retomar no celular tarefas iniciadas no PC e vice-versa.

Reprodução

Apex Launcher

Outro dos aplicativos mais antigos de sua categoria, o Apex Launcher apesar de contar com muitos recursos, traz um foco diferente: ter o visual mais próximo possível de um Android puro.

Os seus principais destaques ficam por conta de sua tela inicial altamente personalizável, diversas animações de transição, separação de aplicativos por categoria e a possibilidade de esconder elementos de sua interface livremente.

Reprodução

Evie Launcher

Diferente das outras opções mostradas acima, este launcher tem o foco em ser leve e oferecer o melhor desempenho possível para qualquer aparelho. Apesar disto, não se engane, ele ainda traz a maioria dos recursos principais presentes em outros launcher.

Como seus destaques, nós podemos citar a possibilidade usar diferentes mecanismos de buscas, os apps mais utilizados sempre em evidência e notificações ao estilo do Android Oreo (8.0).

Reprodução

Lean Launcher

Este é um dos launchers mais novos da Play Store, mas devido ao seu número de atualizações constantes e por ter seu código aberto, ele rapidamente tem se popularizado. Em sua parte visual, tal como o Apex Launcher, é vista uma interface simples que se assemelha ao Android puro.

Como os seus principais destaques podemos citar o tema que se altera sozinho de acordo com as cores do seu papel de parede, suporte a gestos e efeitos de blur em suas animações.

Reprodução