O Gboard, o teclado do Google para celulares, ganhou um novo recurso interessante em sua versão beta. De acordo com o Droid Life, a atualização, que chegou no final da semana passada, adiciona um “criador de GIFs” ao teclado. Com ele, é possível criar pequenas animações com base em pedaços de vídeos ou em conjuntos de fotos que você tenha no celular. O recurso já estava disponível para iPhones. 

Para usar o recurso, é preciso abrir o teclado, clicar no botão de emojis dele, depois selecionar a opção de “GIFs”; lá, haverá um botão chamado “criar um GIF”. Ao clicar nele, é possível usar a câmera frontal ou traseira do seu aparelho para gravar um vídeo curto, que será transformado em GIF. Isso faz com que o vídeo fique rodando infinitamente após ser compartilhado. Também é possível acrescentar filtros e efeitos ao GIF antes de compartilhá-lo.

publicidade

Desde seu lançamento, o teclado do Google já recebeu uma série de novos recursos. Além de ter o buscador da empresa embutido, ele também permite digitar por gestos, escrever em outra língua que você não conheça usando o tradutor, customizar sua aparência com fotos e mais. Mais recentemente, ele ganhou uma opção dedicada de busca por GIFs e stickers

Acessando o novo recurso

publicidade

Conforme mencionado, o criador de GIFs do Gboard por enquanto só está disponível para usuários da versão beta do aplicativo. Mas se você quiser ser um desses usuários, é bem simples. Basta acessar a página do aplicativo na Play Store (ou clicar neste link) pelo celular e descer a tela até encontrar a opção de se inscrever no programa beta. (ela fica abaixo dos contatos do desenvolvedor e acima dos apps recomendados). 

Será necessário confirmar seu desejo de adquirir a versão beta do app e então esperar alguns minutos. Ao fim, o aplicativo se atualizará para a versão beta mais recente. Vale o aviso: as versões beta de apps costumam ser menos estáveis, e podem acabar travando ou apresentando outros problemas de maneira mais frequente.