EnglishPortugueseSpanish
publicidade

O Google anunciou hoje durante o I/O, seu evento anual para desenvolvedores, a versão beta do Android P, a nova versão de seu sistema operacional para smartphones. O Android P já pode ser baixado por meio do site www.android.com/beta.

Por tratar-se ainda de uma versão beta, a novidade ainda não pode ser instalada em todos os dispositivos – aqueles que usam versões mais “limpas” do Android têm maior probabilidade de ter acesso a ela. Segundo o Google, sete fabricantes, como Sony, Xiaomi, Vivo e Nokia, já podem instalar a versão beta do Android P em seus dispositivos.

publicidade

Dentre as novidades, o Android P traz um novo modo de navegação. Em vez de mostrar os aplicativos recentes um em cima do outro, o sistema mostra-os um ao lado do outro. Dessa forma, é possível ver uma prévia do que você estava fazendo em cada app. É possível também interagir com essa prévia antes de entrar no app, o que facilita processos como copiar endereços para o Maps, por exemplo.

Os apps recentes são acessados deslizando para cima. Lá, além dos aplicativos recém-usados, é possível ver, na parte inferior da tela, cinco apps sugeridos. As sugestões são feitas com base em técnicas de machine learning que o sistema aplica em seu celular. Isso permite que ele “preveja” quais apps você vai usar.

Fora isso, o Android P também tem um foco em “bem estar digital”. Ele auxilia os usuários a controlarem quanto tempo passam em cada app e o que fazem em cada um. Caso os usuários queiram, eles podem determinar um limite de tempo diário de uso para cada app. Há ainda um recurso que ajuda a usar o aparelho por menos tempo antes de dormir.

publicidade