Revelado durante a MWC em março deste ano, o Zenfone 5 é a grande promessa da Asus para 2018. A empresa bateu bastante na tecla de que o aparelho teria uma câmera de alto nível, especialmente se comparada aos outros aparelhos de sua faixa de preço. Agora, as primeiras avaliações parecem mostrar que a companhia não estava mentindo.

O aparelho foi analisado pelo DxOMark, publicação especializada e que se tornou principal referência em comparação de câmeras de todos os tipos, incluindo de celulares. O modelo marcou 90 pontos em sua avaliação técnica, o que o coloca bem acima de qualquer outro intermediário-premium do momento.

Entre os seus pontos positivos da câmera para fotos estão o alcance de cores em ambientes iluminados, o foco automático rápido e estável, os detalhes e texturas em luz forte e bom balanço de branco em todas as situações. Já do lado negativo estão corrupção de imagens em algumas ocasiões, ruído na imagem no céu, mesmo em ambientes iluminados, perda de detalhes em fotos com flash e imprecisão em fotos com o efeito bokeh (modo retrato com fundo desfocado).

Diante dessa situação, o aparelho fica a frente de grandes câmeras de celulares, como a do iPhone 7 Plus e Galaxy S7 Edge, lançados em 2016. Além disso, ele também iguala o resultado do Google Pixel, que foi considerado a melhor câmera de smartphone quando foi lançado, também em 2016.