Engana-se quem pensa que o PlayStation 5 já está pronto para ser anunciado. Após dizer a investidores que o PS4 está entrando “no fim do seu ciclo”, o CEO da divisão de jogos da Sony, Tsyyoshi Kodera, resolveu esclarecer sua declaração sobre o console da atual geração. Segundo o executivo, o próximo modelo deve demorar pelo menos três anos até chegar às lojas.

“Nós vamos usar os próximos três anos para nos preparar para o próximo passo, para agachar-nos para que possamos pular mais alto no futuro”, disse Tsyoshi Kodera à publicação do The Wall Street Journal. Ou seja, o atual PlayStation 4 continua sendo o foco da companhia até 2021, ano em que completará oito anos.

Caso os planos da Sony se concretizem, o ciclo do PlayStation 4 será relativamente maior do que os consoles que os precederam, que era de cerca de seis a sete anos. É provável que a Sony tenha adiado seus planos de lançar um novo aparelho graças ao PS4 Pro, que adicionou suporte a jogos em 4K e realidade virtual no meio da vida útil da atual geração. De qualquer forma, a expectativa é que a empresa japonesa faça cortes no preço da linha até a apresentação do novo modelo.

O CEO do PlayStation revelou ainda algumas informações sobre o que planeja para o futuro do console. Nos últimos anos, a companhia tem mudado o seu foco da comercialização de consoles para a venda de serviços online, como a PS Plus e o PlayStation Now. Entretanto, a expectativa é que os serviços de assinatura e de streaming tenham uma participação ainda mais importante no sucessor do PS4.

publicidade

ReproduçãoDurante a entrevista, Tsyoshi Kodera disse que a Sony está buscando formas de incorporar mobilidade ao PlayStation. Entretanto, a empresa não estaria interessada em se limitar a apenas um dispositivo, como o atual portátil PS Vita. “Nós precisamos de uma perspectiva mais abrangente que isso porque muitas coisas agora estão conectadas via Internet”, disse.

Nos últimos meses, Sony, Microsoft e outras grandes empresas da indústria de game demonstraram bastante interesse no lançamento de serviços de streaming de jogos na nuvem. A nova modalidade possibilitaria, entre outras coisas, que todo o processamento dos games seja feito na nuvem. Com isso, qualquer aparelho conectado à Internet, independentemente das suas especificações, seria capaz de rodar games de última geração, por exemplo.