Utilizar o YouTube no celular sem estar conectado a uma rede Wi-Fi certamente vai esgotar o seu plano de dados. Para assistir a um vídeo ou a uma playlist sem internet, é recomendável realizar o download do conteúdo desejado para seu aparelho.

Para este tutorial, vamos te ensinar a baixar vídeos do YouTube através de um aplicativo alternativo. O Videoder é uma ferramenta que permite baixar listas de reprodução inteiras do site de vídeos do Google. Veja abaixo como baixar uma playlist do YouTube no Android usando o app.

Antes de começar, saiba que o aplicativo a ser utilizado não está disponível na Play Store. Portanto, é necessário habilitar a instalação de APKs em seu aparelho. Veja como prosseguir:

1. Abra a tela de “Configurações” de seu Android e vá em “Segurança”;

publicidade

2. Habilite a opção de “Instalar apps de fontes desconhecidas”.

Feitos os passos acima, você está pronto para instalar o aplicativo necessário e começar a fazer os seus downloads. Siga os passos:

1. Acesse o site do Videoder no Android e realize o seu download;

2. Na barra de notificações, dê um toque no “APK do Videoder” e então em “Instalar”;

3. Ao abrir o aplicativo, procure pela playlist que deseja baixar ou cole o seu link, caso você o possua;

4. Dê um toque no ícone de download conforme destacado abaixo e defina os detalhes de como deseja salvar a playlist. Você pode, por exemplo, escolher a qualidade da reprodução.

O aplicativo consegue salvar os vídeos das playlists em formatos de áudio e vídeo, ficando disponíveis para serem utilizados nos players de mídia do Android.

Lembre-se de verificar se o download que você está fazendo do YouTube é legal, uma vez que os conteúdos dos artistas que estão no serviço em sua maioria são protegidos por direitos autorais.

-> YouTube: como baixar vídeos, ouvir música com a tela bloqueada e outras dicas!

YouTube Go: como baixar vídeos para ver offline com app oficial do YouTube

Com a chegada do YouTube Go – app que permite fazer o download de vídeos da plataforma para assistir offline – assistir a vídeos no Android sem gastar o plano de dados e sem apelar para a pirataria passou a ser bem mais fácil.

Além disso, também é possível usar o app para escolher a resolução da gravação para evitar que o arquivo ocupe muito espaço na memória interna do aparelho e compartilhar um conteúdo com um amigo via Bluetooth para que ele economize internet também.

Saiba como usar o aplicativo YouTube Go para baixar vídeos para ver offline

1. Instale o YouTube Go através da Google Play Store (o app é exclusivo para Android);

2. Assim como no app original do YouTube, procure pelo conteúdo do seu interesse no feed ou pela ferramenta de buscas. Toque no vídeo desejado;

3. Você terá a opção de assistir o vídeo ou baixar o conteúdo – em ambos os casos você pode escolher a qualidade de exibição do vídeo. Além disso, o aplicativo também mostra quanto espaço de armazenamento tem disponível no seu smartphone;

4. Depois que o download terminar, o vídeo se encontrará na pasta “Salvos”;

Dica: você também pode enviar vídeo salvos para outras pessoas, sem precisar de internet. Nesse caso, ative o Bluetooth, toque no símbolo de envio no topo da tela toque em “Enviar” ou “Receber”, caso você queira receber um vídeo; escolha o vídeo e o contato e pronto.

Pronto! Agora você já sabe como usar o YouTube Go para assistir vídeos offline no seu smartphone Android.

Como baixar vídeos do YouTube no iPhone

O YouTube possui um acervo imenso de músicas e vídeos. Apesar de existirem alguns serviços para fazer o download destes arquivos, nem sempre é fácil realizar esta tarefa caso você esteja apenas com o acesso a um iPhone.

No iOS 12, algumas novas restrições do sistema dificultaram a realização do download deste tipo de arquivos da forma que eles eram feitos por sites. Entretanto, um recurso adicionado nesta versão do sistema permite um novo método para baixar o conteúdo que está no serviço de streaming de vídeos.

A seguir, veja como realizar o download de vídeos do YouTube no iPhone:

1. Na AppStore, instale o aplicativo Atalhos da Apple;

2. Agora que o aplicativo está instalado, abra-o e toque em começar. Já pelo navegador, acesse este link< para obter o YouTube Shortcut. Na mensagem que aparece ao acessá-lo, clique em “Obter atalho” e em “Abrir”;

3. Agora, pelo navegador ou pelo YouTube, encontre o vídeo desejado. Então, use o botão para “Compartilhar” e toque em “Mais”;

4. Novamente, toque em “Mais” e habilite a opção para “Atalhos”. Toque em “Ok”;

5. De volta ao vídeo, clique mais uma vez em “Compartilhar”, selecione “Atalhos” e escolha o “Download YouTube”;

6. Na mensagem, clique em “Executar atalho” e escolha a opção “Save to photo album”;

7. Caso o programa de atalhos lhe peça uma permissão para ter acesso ao “Suas Fotos”, conceda-a.

Depois de realizados os passos acima, você poderá acessar o vídeo baixado pelo aplicativo “Fotos” do iPhone. Durante testes feitos no Olhar Digital com alguns vídeos, o atalho funcionou sem problemas e efetuou os downloads rapidamente.