O iOS 12 foi apresentado no WWDC 2018 nesta segunda-feira, 4, trazendo diversas novidades para iPhone e iPad. Entre os novos recursos, alguns chamaram a atenção por serem muito parecidos com funções presentes no Android. O Olhar Digital reuniu cinco funcionalidades que a Apple copiou da plataforma do Google. Confira:

Memoji

Desde o lançamento do iPhone X, a Apple tem investido em emojis animados para os seus telefones. Até então, os Animojis usavam apenas algumas figurinhas animadas já pré-instaladas no telefone. No iOS 12, porém, a empresa vai permitir que o usuário faça os seus próprios personagens baseado em si.

Reprodução

publicidade

Embora não esteja em todos os aparelhos com Android, a nova versão dos Animoji é bastante similar com um recurso presente nos telefones da Samsung: o AR Emoji. No Galaxy S9 e S9 Plus, o usuário pode usar um selfie para criar um avatar virtual para mandar mensagens para amigos.

Agrupar notificações

Para deixar a sua tela de bloqueio mais organizada, o iOS 12 trará uma função em que você poderá agrupar notificações de aplicativo ou por tipo, com apenas um movimento. Apesar de funcionar um pouco diferente, esta mudança no sistema lembra os novos modos de categorizar notificações que foram implementados no Android Oreo.

Limite de tempo para aplicativos

Com o foco de ajudar as pessoas a passarem menos tempo em um aplicativo, o iOS 12 trará um recurso em que é possível definir um limite de tempo para eles. Assim, ao estourar esse período máximo, o sistema mostrará uma notificação para que o usuário feche o programa.

Coincidência ou não, este recurso também foi anunciado para o Android P, versão ainda em testes e não lançada oficialmente pelo Google. O Dashboard contará com outras ferramentas que ajudam a tirar um pouco do vício em apps ou do próprio smartphone.

Relatórios de uso

Além do limite de tempo para aplicativos, outro recurso do iOS 12 que lembra muito o que será encontrado no Android P é o de relatórios de uso. Nele, os usuários do aparelho poderão ver quais foram as suas principais atividades semanalmente.

Reprodução

Fotos

O aplicativo padrão para o gerenciamento de imagens do iPhone também foi alvo de melhorias. Agora, ele trará sugestões para o compartilhamento de fotos e álbuns, novas opções de ajustes, busca por termos múltiplos, entre outros recursos.

Reprodução

No Android, os celulares vêm com o aplicativo Google Fotos para organizar álbuns e fazer ajustes nas fotos. Ainda nele, também já possível fazer essa mesma busca por termos, além de ter opções para compartilhar suas criações facilmente.