Futuros notebooks com processadores da Intel podem ter bateria com muito mais duração do que os atuais. A fabricante de processadores desenvolveu uma tecnologia que promete entre quatro e oito horas a mais de anatomia em relação a modelos atuais.

A tecnologia é chamada de “Low Power Display”, e funciona mais ou menos como um padrão a ser adotado por fabricantes de telas. A ideia é que a GPU integrada dos processadores Intel controle automaticamente brilho e taxa de atualização do display, reduzindo o consumo de energia e aumentando a duração da bateria.

Testes internos da Intel apontam para uma redução significativa no consumo de energia e consequente aumento da duração da bateria. Em um teste interno, um notebook com autonomia de 20 horas conseguia rodar um vídeo durante 24 horas ao usar a tecnologia Low Power Display. Em outros aparelhos, o aumento na duração chegou a oito horas.

As telas com a tecnologia serão desenvolvidas para consumir apenas 1 watt de energia. De acordo com a Intel, é metade do que telas atuais consomem. Mas a fabricante diz que isso não deve prejudicar a qualidade dos displays, que exibiriam as mesmas resoluções, densidade de pixels e cores dos modelos atuais.

publicidade

Por enquanto, a tecnologia Low Power Display segue em desenvolvimento, e ainda não há previsão de quando um notebook com o novo recurso vai ser lançado no mercado.