A Google anunciou nesta quinta-feira, 7, uma versão Go de seu aplicativo para buscas no Android que consome menos memória, espaço e roda melhor em aparelhos básicos com pouca memória. Veja abaixo como usá-lo:

Como obter o aplicativo

Assim como acontece com outros aplicativos, o Google Go tem o seu download disponibilizado através da Play Store. Se preferir, utilize este link para acessá-lo diretamente na loja.

Reprodução

publicidade

Primeira configuração

Ao abrir o app pela primeira vez, é necessário fazer algumas configurações para que ele funcione corretamente. Siga os passos:

  1. Em sua tela inicial, o Google Go detectará o idioma principal usado no aparelho, mas é possível adicionar um secundário como o inglês, por exemplo, ao tocar no botão indicado;

    Reprodução

  2. Para que alguns recursos funcionem corretamente no programa, conceda a permissão para que acesse a localização de seu dispositivo ao tocar em “Permitir”;

    Reprodução

  3. Ao fim da configuração inicial, dê um toque no ícone representado por “três linhas” e habilite a opção “Usar páginas da web leves”.

    Reprodução

Utilizando o aplicativo

Depois de realizada as configurações essenciais para o uso do aplicativo, por padrão, ele já incorpora na tela inicial os principais serviços do Google, inclusive em suas versões Go, que consomem menos recursos do aparelho.

Reprodução

Nele, por exemplo, você poderá fazer buscas por artigos, gifs, traduzir palavras e utilizar o Google Maps. Além disto, alguns aplicativos e sites como o Olhar Digital podem ter um atalho adicionado na tela inicial do Google Go na sessão “Apps”.