A Lenovo prometeu e não cumpriu, mas a Vivo cumpriu. A marca chinesa de smartphones (que não tem ligação com a operadora brasileira de mesmo nome) anunciou nesta terça-feira, 12, o Nex, um celular realmente quase sem bordas.

A tela do Nex ocupa 91,2% da parte frontal do smartphone – mais do que o iPhone X, que tem 82% de proporção tela-corpo, por exemplo. O display não possui sequer aquele entalhe que fica no topo de outros aparelhos, o famoso “notch”.

Mas, então, onde fica a câmera frontal? Assim como o Apex, um conceito apresentado na Mobile World Congress em fevereiro, o Nex vem com uma câmera de selfies oculta, que fica dentro do smartphone e sai apenas quando o usuário vai tirar uma foto.

Para contribuir com o design “todo tela”, o smartphone ainda vem com leitor de digitais integrado ao display e uma tecnologia de vibração que emite som pela próprio vidro, eliminando a necessidade de uma saída de áudio, como explica o The Verge.

publicidade

Em termos de especificações, o Vivo Nex também surpreende: são 8 GB de RAM acompanhados de um processador Snapdragon 845 (o chip mais poderoso da Qualcomm), 256 GB de memória interna, bateria de 4.000 mAh e tela OLED de 6,5 polegadas de resolução FHD+.

São duas câmeras traseiras, uma de 12 MP e f/1.8, e outra de 5 MP e f/2.4. A câmera frontal oculta é de 8 MP e f/2.0. Tudo isso sem sacrificar a entrada para fone de ouvido, preservada na parte de cima do smartphone. Abaixo fica a entrada USB-C.

Em contrapartida, o Vivo Nex é mais pesado do que outros aparelhos modernos: são 199 gramas e 7,98 milímetros de espessura. Mas o preço, por sua vez, não é tão assustador: 4.498 yuan, que equivalem a pouco mais de R$ 2.600 em conversão direta.

Por enquanto, o Vivo Nex está disponível apenas na China.