EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Com a ajuda da tecnologia, está cada vez mais fácil realizar edições de imagens. Porém, segundo informações do The Verge, a Adobe está pesquisando sobre como o aprendizado de máquina pode ser usado para detectar automaticamente as fotos editadas.

A inteligência artificial pode ser usada para identificar três tipos comuns de manipulação de imagens: a emenda, na qual duas partes de diferentes imagens são combinadas; a clonagem, na qual os objetos dentro de uma imagem são copiados e colados; e a remoção, quando um objeto é editado completamente.

publicidade

O sistema foi alimentado com um banco de dados de imagens editadas. A partir disso, a tecnologia aprendeu a identificar os padrões comuns que indicam adulteração. “O benefício dessas novas abordagens de aprendizagem de máquina é que elas detêm o potencial para descobrir pistas [de edição] que não são óbvias”, disse o perito forense digital Hany Farid. 

O porta-voz da empresa afirma que o projeto ainda está nos estágios iniciais, mas garante que no futuro, a empresa quer desempenhar um papel no “desenvolvimento de tecnologia que ajuda a monitorar e verificar a autenticidade da mídia digital”.