A Apple anunciou um novo programa global para consertar os teclados defeituosos de MacBook nesta sexta-feira, 22. A medida veio após diversas reclamações de consumidores e até ações coletivas referentes às novas teclas padrão “borboleta”. A fabricante recomenda que usuários com o problema procurem a assistência técnica autorizada.

De acordo com a publicação na página de suporte da Apple, o programa aberto nesta sexta é destinado para “uma pequena porcentagem” de MacBooks e MacBooks Pro defeituosos. Segundo a fabricante, nestes aparelhos, é possível que o teclado apresente comportamentos como letras e caracteres repetindo inesperadamente, não aparecendo após serem pressionados ou com teclas que parecem “adesivas” e não responsivas.

Até o momento, os modelos que são elegíveis para o programa são: MacBook Retina de 12 polegadas fabricados entre 2015 e 2017; MacBook Pro de 13 polegadas com duas ou quatro portas Thunderbolt 3 fabricados entre 2016 e 2017; e o MacBook Pro de 15 polegadas fabricados entre 2016 e 2017. Os usuários enfrentando problemas devem procurar a assistência técnica para uma avaliação e substituição gratuita da tecla ou do teclado completo.

A Apple recomenda ainda que os usuários façam backup dos seus dados antes de levar os MacBooks até a assistência técnica. Além disso, caso o computador tenha algum problema que atrapalhe o serviço, este deve ser consertado antes de executar o reparo do teclado.