EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Você já deve ter ouvido falar de PCs “tudo-em-um”, um formato de desenho industrial em que todos os componentes do computador ficam dentro do monitor. Uma empresa norte-americana chamada Cemtrex, porém, teve a ideia de colocar até uma mesa dentro do conceito de “tudo-em-um”.

É a SmartDesk, uma espécie de escrivaninha inteligente que, além de integrar os componentes de um PC de ponta, incluindo o teclado, vem ainda com três telas, um scanner e até um sensor de movimentos que permite controle por gestos. Tudo num produto só.

publicidade

Cada tela LCD da mesa inteligente possui 24 polegadas, tem resolução Full HD e é sensível ao toque. O computador dentro da escrivaninha tem como processador um Intel Core i7 de oitava geração, além de 16 GB de RAM e 256 GB de SSD.

Os monitores também usam uma placa de vídeo da Nvidia, com opções entre a Quadro P620 e a P1000. A máquina ainda vem com uma entrada USB-C, duas USB 3.1 e duas USB 2.0, além de uma porta de 3,5 milímetros para fones e uma para o cabo de rede.

O sensor de movimentos é um Leap Motion, que permite controlar de forma limitada o cursor do mouse na tela com gestos no ar com as mãos. Já o scanner da SmartDesk usa uma câmera de 13 MP que digitaliza qualquer documento colocado sobre a mesa.

publicidade

A estação de trabalho ainda vem com um carregador Qi de 5 V para abastecer smartphones sem fios. Uma câmera de 5 MP também pode ser encontrada acima de uma das telas. A máquina vem com Windows 10 Pro de fábrica.

Para completar, a escrivaninha tem um sistema motorizado de elevação, ajustável manualmente, de modo que ela possa ser usada por alguém em pé ou sentada. Toda essa tecnologia é voltada para escritórios e grandes empresas, e por isso não sai barato.

A SmartDesk da Cemtrex custa US$ 4.000, o que equivale a mais de R$ 15 mil em conversão direta. Mas omo destaca o The Verge, montar uma estação de trabalho usando uma escrivaninha comum e um PC com configurações semelhantes pode custar menos do que isso nos Estados Unidos.