Games e Consoles

Time de ‘Dota 2’ é desclassificado em torneio por usar um mouse ‘ilegal’

26/06/18 14h02, atualizada em 26/06/18 14h20

A Thunder Predator, uma equipe profissional de “Dota 2” do Peru, foi desclassificada do torneio The International 2018 após vencer o time brasileiro SG numa partida classificatória em 19 de junho, informou o site Motherboard. Tudo por conta de um mouse “ilegal”.

Segundo a organização da torneio, o jogador AtuuN usou um mouse pré-programado para executar macros durante a partida. Macros são scripts que permitem ao usuário realizar uma sequência de funções pressionando uma sequência mais simples de botões – ou, às vezes, somente um botão.

O uso do que a organização chamou de trapaça foi notado por usuários do Reddit que acompanhavam a partida entre Thunder Predator e SG. Num dado momento, o jogador AtuuN conseguiu realizar um movimento preciso que levantou dúvidas.

O e-atleta conseguiu teletransportar diversos clones do personagem Meepo de uma vez só sobre um rival. A jogada levaria, normalmente, alguns segundos para ser realizada porque é preciso selecionar cada clone manualmente. Mas, no lance, os clones se moveram exatamente ao mesmo tempo.

A Thunder Predator negou que AtuuN tivesse usado qualquer código ou software para trapacear no jogo, mas admitou que o jogador usava um mouse de alta precisão da Razer que usa o software de configuração Synapase 3. O software em questão permite programar macros.

A Faceit, organização por trás do campeonato, não se convenceu e anunciou a desclassificação da equipe peruana. Segundo os organizadores do torneio, o uso de hardware programável é equivalente ao uso de software de trapaça.

O caso volta a levantar polêmica acerca do que pode ou não ser considerado trapaça numa competição de esportes eletrônicos, como o game “Dota 2”. Afinal, em esportes tradicionais, é mais fácil identificar resultados combinados ou uso de substâncias de melhoria de performance.


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags