A SapaceX tem um lançamento marcado para esta sexta-feira, 29, e junto com os 2 mil quilos de suprimentos, alimentos, água e experiências científicas que estão sendo levados para a Estação Espacial, a empresa também está transportando um robô alimentado por inteligência artificial.

Conforme relata o The Verge, o robô “CIMON” vai se juntar à tripulação de seis astronautas que ocupam atualmente a estação espacial. O dispositivo, na verdade, se parece mais com uma bola flutuante com uma tela acoplada, que será usada para interagir com as pessoas.

O androide é equipado com 14 ventiladores internos que mantém a estrutura em movimento e é capaz de se aproximar do astronauta que o chamar pelo nome, já que as câmeras e microfones do robô foram ajustados para reconhecer o rosto e voz da tripulação.  

O robô foi desenvolvido pela Airbus para a agência espacial nacional da Alemanha com o objetivo de saber se bots inteligentes podem cooperar com os astronautas para simplificar a vida no espaço. O CIMON já foi testado durante voos parabólicos e treinou em Terra com o astronauta Alexander Gerst.

publicidade

Ele será usado para testes de experimentos científicos e auxiliar os tripulantes com imagens e vídeos transmitidos em sua tela.