Um foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa de Elon Musk, decolou na manhã desta sexta-feira levando um experimento brasileiro para a Estação Espacial Internacional (ISS) – o primeiro desde os realizados pelo astronauta Marcos Pontes ainda em 2006, como lembrou o blog Mensageiro Sideral.

A viagem faz parte da missão CRS-15, de reabastecimento da ISS. De acordo com o blog, a carga deve chegar à estação por volta das 10h da manhã, no horário de Brasília.

publicidade

A experiência nacional que viaja no foguete foi enviada como parte da 12ª edição do Programa de Experimentos para Estudantes (SSEP, na sigla em inglês), uma ação que o governo norte-americano realiza todos os anos em conjunto com a NASA. Esta foi a primeira vez que um país de fora da América do Norte foi incluído no programa.

O projeto foi desenvolvido com apoio da iniciativa Garatéa-ISS e envolve uma ampola com um composto feito de cimento e pó de plástico verde, como explica uma reportagem da Folha. Caso o material resista ao ambiente espacial, a ideia é que ele sirva como uma alternativa para a eventual construção de bases e colônias fora da Terra.