No Windows 10, por padrão, você só pode alterar a cor da barra de tarefas, aquela que fica ao lado do Menu Iniciar. Neste turorialk, ensinamos como deixá-la com mais estilo ao usar uma imagem para personalizá-la.

Antes de prosseguir, saiba que o tutorial abaixo utiliza o programa Classic Shell para poder exibir a imagem na barra de tarefas do sistema. Adicionalmente, ele troca a aparência do Menu Iniciar. Assim, este texto será dividido em duas partes: primeiro vamos explicar como usar a imagem na barra de tarefas; no fim do texto, você confere como ter de volta a aparência do Menu Iniciar original do Windows 10.

Trocando a imagem da barra de tarefas

A imagem a ser usada na barra de tarefas não precisa ter um tamanho específico para funcionar. Entretanto, caso você use a medida certa para ela, a exibição dela ficará melhor. Realize os passos abaixo para obter o tamanho de sua barra de tarefas:

publicidade
  1. Aperte a tecla “Print screen” e abra o “Paint”;
  2. Com o “Ctrl + V” cole a tela no Paint e selecione apenas a região da barra com a ferramenta “Selecionar”. Na parte que indica a imagem abaixo, você verá o tamanho da barra de tarefas, que no nosso caso é de 1434 x 40 pixels.

    Reprodução

Agora que você tem o tamanho certo, encontre a imagem que deseja e deixe-a no tamanho que obteve no passo anterior. Com ela pronta, siga estes passos para colocá-la na barra de tarefas:

  1. Faça o download do Classic Shell através deste link e realize a sua instalação;
  2. Depois de instalá-lo, logo na primeira execução, acesse a guia “Taskbar”;

    Reprodução

  3. Marque a opção “Customize taskbar”, clique em “Taskbar texture” e no ícone representando por “três pontos”. Defina uma imagem.

    Reprodução

Revertendo as mudanças do Classic Shell no menu iniciar

Como dito anteriormente, o programa usado no tutorial mudará um pouco a interface do Menu Iniciar. Veja a seguir como reverter estas mudanças:

  1. Clique com o botão direito no ícone do “Menu Iniciar” e vá em “Configurações”;

    Reprodução

  2. Na guia “Controls”, em “Left Click Opens” coloque “Windows Start Menu”. Já em “Windows Key Opens”, também marque o “Windows Start Menu”;

    Reprodução

  3. Clique em “Ok”.

Pronto! Desta forma você pode continuar a usar o Menu Iniciar convencional do Windows 10 com uma imagem para personalizar a barra de tarefas.